terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O Velho X O Novo

     Olá meus queridos e cativos leitores! Aqueles que conservo a algum tempo sabem das minhas lutas e fugas da academia, ao longo dessa jornada chamada vida. Já fiz posts relativos à academia antes, mas garanto que nenhum deles foi como esse.
     O fato é que como muita gente, coloquei entre as minhas metas pra esse ano aquele velho clichê de fazer exercícios regularmente, cuidar da saúde e perder peso. 
     Ano passado, em meio a todos aqueles perrengues emocionais e depressão, acabei perdendo 10kg ~do nada~. Ok, claro que não foi do nada, foi por causa do embrulho no estômago e do nó na garganta que não me deixavam comer. O fato é que emagreci. Não do jeito bom, mas ¯\_(ツ)_/¯

     Sabe qual é a prova vital de que essa fase depressiva passou? Ganhar aqueles quilos perdidos de volta. Mas cara, quem disse que eu queria eles de volta? Eu já tenho bem mais quilos do que preciso, eles realmente não estavam fazendo falta! 
     E aí resolvi que precisava fazer esse investimento por mim mesma. Investir tempo, energia e grana. E que esse sedentarismo da rotina de férias em que me encontrava mais uma vez, estava me matando aos poucos. E que não apenas no período de férias, deveria manter a nova rotina de exercícios mesmo quando a minha rotina de trabalho e faculdade voltarem ao normal. Ainda não sei como vou gerenciar o meu tempo e energia pra dar conta de tudo direitinho, mas sei que eu consigo!

     Enfim. O objetivo inicial desse post veio de uma pequena grande comparação. Afinal, em toda minha vida eu só tinha frequentado uma única academia. E eu já não aguentava mais ir naquela academia. Todas as vezes que parei de me exercitar e então voltei, voltei sempre para essa mesma academia. E ela não era a melhor academia do mundo.
     A academia que eu ia antes era barata, e unicamente por essa razão é que ela era a minha escolhida. Não que ser barato seja sinônimo de ser ruim... mas bem, essa era. 




     Os instrutores da minha antiga academia (haviam apenas 2) eram preguiçosos. Te passavam o treino no primeiro dia, depois nunca mais olhavam na tua cara. Ficavam sentados lá na sua salinha, conversando e tomando chimarrão. O dia inteiro. Todos os dias. "Procure sua ficha, siga o que está escrito nela." Ponto. Sempre a mesma coisa, nunca muda. "Se quiseres aumentar a carga, faça por si só quando achar que está muito leve."  Funcionava só de segunda a sexta, e fechava ao meio-dia.
     A estrutura da minha antiga academia era levemente precária. Os frequentadores disputavam as duas esteiras que estavam em melhores condições. As outras três eram meia boca, bambas, não inspiravam confiança. E as duas últimas... sempre inutilizadas, porque era preferível esperar alguma outra desocupar do que utilizá-las. 
     As bicicletas rangiam, e algumas não marcavam o tempo de exercício. Os aparelhos de abdominal eram enferrujados. A fachada era eternamente pichada. Tinha uma TV tubo 14' (daquelas bem antigas, caixa de madeira e tudo) pendurada em um canto, e ela não tinha controle remoto. E ninguém alcançava pra ligar. Quando alguém subia em alguma coisa pra ligá-la, só pegava a Globo. Mal e porcamente. 
     Os vestiários da minha antiga academia eram mal iluminados, revestidos por azulejos azuis-claros. Tinham alguns armários de aço, grande parte deles arrombados e com as portas entortadas, de forma que não mais se fechavam. Tinhamos que levar nosso próprio cadeado, e a academia não se responsabilizava por eventuais furtos. Eu não me sentia confortável deixando os meus pertences lá dentro.
Entre outros pequenos problemas.


     Só mensalidade dessa academia que estou frequentando agora, seria suficiente para pagar 3 mensalidades da minha antiga academia. Acha um roubo? Eu acho totalmente válido. E olha que comecei a frequentar essa academia nova tem 5 dias. 



     Minha nova academia é daquelas que tu passa na frente e dá vontade de entrar. Daquelas que, uma vez lá dentro, não dá mais vontade de sair. Quando o treino acaba, eu lamento e fico ansiosa pelo próximo, enquanto que na academia antiga eu praticamente pedia aos céus que acabasse logo, e voltava me arrastando no dia seguinte.
   A minha academia nova tem incontáveis instrutores, prestativos, simpáticos e uniformizados, que te acompanham e motivam ao longo de todo o treino, ajustam todos os aparelhos pra ti, e te alongam no final. A minha academia nova abre aos sábados e aos feriados. Não fecha ao meio-dia. Tem equipamentos modernos e super bem conservados. Tem inúmeras esteiras, padronizadas e excelentes. Tem diversas outras modalidades além da musculação e aeróbica, (como spinning, pilates, ginástica localizada, grupos de corrida, etc...) as quais ainda não tive oportunidade de experimentar.
     A minha academia nova tem vestiários amplos e bem iluminados, grandes armários com chave, duchas, espelho, pias com bancada, secador de cabelo e chapinha. Também tem um bar de lanches saudáveis e marombados. E tem TVs de plasma (TVs, no plural) de 40 e poucas polegadas em frente às esteiras. TV a cabo, e controle(s) remoto(s) às mãos dos frequentadores, que podem zapear pela programação tranquilamente enquanto correm ou caminham.

     Na minha academia antiga, nos exercitávamos ao som do mesmo cd da Ivete Sangalo, todos os dias. As vezes o substituíam por alguma música do momento, uma coletânea de "hits do verão", algo entre Naldo, Bonde do Rolê, algum sertanejo universitário ou forró. Ou simplesmente sintonizavam em alguma rádio local.
     Na minha nova academia, hoje mesmo me peguei cantarolando junto com as músicas que tocavam, dentre elas ZZ Top, The Doors, Strokes... enquanto corria na esteira.
    Você leu isso? Eu disse que estava correndo na esteira! CORRENDO! EUZINHA! NA ESTEIRA! Nunca na minha vida eu tive fôlego pra isso; (será que tem relação com eu ter deixado de ser uma fumante passiva? Minha mãe parou de fumar, então não preciso mais respirar aquela fumaça horrorosa...). 
Nunca na minha vida eu tive disposição pra tentar correr na esteira. Mentira, eu já havia tentado correr nas esteiras da minha antiga academia, mas confesso que tinha medo de cair delas, pois como já falei, eram pouco confiáveis, bambas, e algumas paravam sozinhas aleatoriamente. E minhas antigas tentativas não tinham passado dos 20 segundos. Hoje devo ter corrido por uma música inteira, ou duas, sei lá... só sei que estava com aquela sensação de "YES, I CAN!"
  
      No segundo dia, eu já estava com tanta dor muscular que não conseguia esticar meus braços, e não conseguia plantar os dois pés no chão sem escorrer uma lágrima de dor na panturrilha. No segundo dia, estava chovendo. E apesar da chuva, apesar da dor, eu fui pra academia! Mesmo assim! E saí de lá feliz da vida!
    A cada dia que saio de lá, espero ansiosamente pela hora que retornarei. Espero que essa sensação perdure! 
     Caras, estou feliz, e motivada, e determinada. Agora sim, caras. Agora vai!

(Imagens meramente ilustrativas. Fonte: Google Imagens)

2 comentários:

  1. Se o lugar é legal, você acaba viciando. É muito gostosa aquela sensação pós-atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com essa sensação nesse exato momento, acabei de voltar de mais um dia de treino! :D
      O lugar é legal, as pessoas são legais... eu me sinto bem lá.
      Estou in love <3

      Excluir