Antes de começar, não, não é "gringuismo" querer chamar a data de "Valentine's Day", em vez de "dia dos namorados". O negócio é que o conceito de valentine's day é muito mais abrangente do que a forma como essa data foi trazida para o Brasil, simplesmente "dia dos namorados".
Valentine's day é uma data para celebrar o amor. Não apenas o amor apaixonado. Mas o amor entre amigos, o amor família. Pra demonstrar pras pessoas que a gente gosta, que a gente gosta delas. Valentine's day engloba todos que tem um bom sentimento no coração, por alguém. Não apenas enamorados, não apenas casais.
Ironicamente, se tornou uma data em que muitos se sentem excluídos por "não participar", por não ter um(a) namorado(a). Que torna algumas pessoas amargas.
Também se tornou uma data em que casais ficam mais preocupados com fazer reserva pra não pegar fila do restaurante caro, ou com o presente que serão obrigados a dar pra não passarem por insensíveis (apesar de não fazerem a mínima ideia do que comprar), do que com realmente passar alguns bons momentos com a pessoa que ama, e demonstrar isso.
Muita gente odeia o valentine's day. Ou porque "é uma data comercial", ou porque "não tem ninguém pra passar o dia", ou porque "não aguenta ver tanta gente apaixonada por aí". Qual é, galera. Parem de agorar a felicidade alheia, aprendam a ser felizes com vocês mesmos! Chega de tanta amargura, né? Vamo se amar, galera!
Eu estou saindo de um namoro. A ferida ainda não cicatrizou por completo, e tem dias que ainda sangra um pouco. Agora por causa disso eu tenho que odiar aqueles que tiveram mais sorte do que eu nos seus relacionamentos? Óbvio que não! Amem-se! O amor é sim, lindo, quando sincero e verdadeiro. Faz a gente se sentir nas nuvens! Faz o mundo ao redor girar devagar! Faz todos seus problemas desaparecerem! Olho no olho, sintonia mútua. Uma longa conversa, agradável. Colo e um cobertor. Um vinho. Carinho. Isso é infinitamente melhor do que qualquer restaurante caro, ou qualquer presente comprado de ultima hora.
Feliz de quem sabe como é amar assim. Feliz de quem conserva no coração todas as coisas boas que já viveu, e não se deixa amargurar pela felicidade alheia.
Tudo na vida passa, galera. As coisas boas passam, assim como as ruins. Todo dia a vida se renova. O que fica é aquilo que se carrega dentro, na mente, no coração.
Partindo do princípio de que o valentine's day é um dia pra demonstrar pras pessoas que a gente gosta delas, venho por meio deste agradecer a você, que fez ou faz parte da minha vida. Agradecer a todos os amigos que me deram ou vem me dando força e apoio nesse ultimo mês, nesses últimos dias que tem sido difíceis pra mim. Agradecer ao suporte emocional da minha família, aos puxões de orelha, e aos incentivos. Agradecer à minha mãe, pelas palavras sábias, e pelos abraços. Agradecer à minha aluna pequenina, que me presenteou com um pirulito hoje, e me arrancou um sorriso. E também aos meus outros alunos, pelo cachorro quente que fomos comer depois da aula. Agradecer até mesmo ao meu ex namorado, por ter me mostrado e também aprendido comigo como é a vida desse lado, quando a gente ama do fundo do coração, e contribuído tanto pra minha bagagem de vida. Agradecer pelo amadurecimento, e pelo aprendizado. Pela vasta experiência de vida. Vocês todos fizeram ou vem fazendo a minha vida mais alegre.
Afinal galera, a vida é isso, viver é isso. Uma troca mútua e continua de nós com o mundo, com as pessoas. Você recebe aquilo que dá. E no final das contas o que fica são as suas memórias. Aproveite o fim do dia pra abraçar as pessoas que tu gosta, que estão aí pertinho de ti, pra conversar um pouco, rir, em vez de ficar amargurado reclamando da felicidade alheia nas redes sociais.
Sejam felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário