quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Make up.

     Hoje eu resolvi me maquiar. Eu gosto de maquiagem. Gosto bastante. E diga-se de passagem, sei me maquiar muito bem. Porém, maquiagem não faz parte do meu dia a dia a algum tempo. Hoje, eu tava com vontade. Com vontade de ter aquele momentinho meu na frente do espelho, de auto-cuidado, de prestar atenção nas linhas do meu rosto, e como eu poderia destacar as partes que mais gosto dele, como meus olhos. Aí eu lembrei que esses tempos comprei um delineador novo, e não usei sequer uma vez. É isso, vou usar delineador.
Enquanto estava ali, tendo o meu momento, comecei a pensar sobre as coisas que estou redigindo agora. Quando terminei a maquiagem, postei uma foto cuja legenda dizia algo como "não sei porque parei de usar delineador todos os dias".

       Houve um tempo em que eu não saía de casa, jamais, sem delinear os olhos. Comecei a me maquiar cedo. Aprendi com mamãe, que jamais saía de casa sem delinear os olhos, desde sempre. Sempre. Um lápis de olho e um batom eram essenciais para que ela exibisse o rosto para o mundo. E foi assim que eu cresci aprendendo a ser. Sem delinear os olhos, eu estava com "cara de doente". Eu tinha que sair de casa com "pelo menos um lapisinho no olho", que mais tarde evoluiu para o delineador. Sombra, base, corretivo, pó, batom, rímel... nada disso eu usava. Fui aprendendo aos poucos. Hoje, meu jeito de maquiar é muito mais maduro.

     Bem, postei a foto, pessoas curtiram. Pessoas comentaram, tecendo elogios. Uma desconhecida me abordou na faculdade, pra elogiar minha maquiagem, pedindo pra olhar de pertinho. Toda contente me mostrando a dela também. Fiquei feliz.
Mas o fato é que, colocando lado a lado a foto em que estou maquiada, e uma foto na qual não estou usando maquiagem alguma, me sinto igualmente bonita em ambas. Gosto dos meus olhos. Gosto do formato da minha boca, pequena, com os cantos levemente caídos. Gosto das minhas sobrancelhas grossas e arqueadas (que aliás são a parte do rosto que eu me recuso a maquiar). A maquiagem vem como um acessório para um dia em que estou com vontade de mais cor, não como uma máscara que me escraviza, atrás da qual eu preciso me esconder. Acho que pensar sobre isso me deu uma sensação de liberdade. Sentir-se bem consigo mesma, com olheiras e sardas aparentes ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário